Em dezembro de 1989 chegava às lojas Orange Crush, single do álbum Green do R.E.M.. Você confere essa e outras faixas do R.E.M. na programação da FWR.radio.
O single não foi lançado comercialmente nos EUA, apesar de alcançar o número um como single promocional nas paradas Mainstream e Modern Rock (onde, na época, tinha o recorde de maior permanência no número um com oito semanas, batendo o U2). Orange Crush alcançou a posição 28 no UK Singles Chart, tornando-se o maior hit da banda na Grã-Bretanha, onde eles promoveram a música fazendo sua estreia no Top of the Pops.
O videoclipe da música, dirigido por Matt Mahurin e editado por Glenn Lazzaro, rendeu à banda seu primeiro VMA, de Best Post-Modern Video. Orange Crush também foi a primeira música a vencer na categoria.
O título da música é uma referência ao agente desfolhante químico laranja fabricado pela Monsanto Corporation e Dow Chemical para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos e usado na Guerra do Vietnã.
Stipe abriu a música durante The Green World Tour cantando o slogan de recrutamento do Exército dos EUA, "Seja tudo o que puder...no Exército". O pai de Stipe serviu na Guerra do Vietnã.
Os Editors gravaram uma cover de Orange Crush como lado B do relançamento do single Blood.