No dia 10 de dezembro de 1985 era lançado Fine Young Cannibals, álbum de estreia da banda de mesmo nome.Você confere as faixas do Fine Young Cannibals na programação da FWR.
Quando Dave Wakeling e Ranking Roger se separaram do restante do English Beat para formar o General Public, Andy Cox e Dave Steele anunciaram na MTV um novo vocalista para o Beat. Quando isso não deu certo, Cox e Steele se juntaram ao vocalista Roland Gift e formaram o Fine Young Cannibals.
Embora o trio tenha atingido a consciência de massa dos EUA com um dance-pop eletrônico de The Raw and the Cooked de 1989, sua estreia em 1985 foi um charme pop soul-jazz bem mais discreto, mas igualmente divertido.
Seguindo as linhas do primeiro Everything But the Girl (os dois grupos compartilham um produtor, Robin Millar) com uma influência mais pesada da Motown, as músicas em Fine Young Cannibals são uniformemente fortes. Os singles Johnny Come Home (um apelo a uma fuga que soa como o ska do Beat reduzido ao seu essencial tenso e obsessivo) e Blue (uma das faixas anti-Margaret Thatcher mais oblíquas e bem-sucedidas de sua época) fantásticas, mas faixas do álbum como a casualmente devastadora Funny How Love Is e a maníaca Like a Stranger são ainda melhores.
O destaque do álbum, porém, é uma regravação de Suspicious Minds (com assustadores backing vocals de Jimmy Somerville) que, embora não substitua a versão de Elvis, certamente leva a música a uma nova direção bem interessante.
Embora muitas vezes esquecido, especialmente nos EUA, na esteira de seu enorme sucesso, Fine Young Cannibals é uma estreia poderosa e satisfatória.