The Clash - Sandinista! - 12 de dezembro de 1980
Álbuns / Singles
Publicado em 12/12/2023

No dia 12 de dezembro de 1980, era lançado Sandinista!, quarto álbum de estúdio da banda The Clash. Você confere as faixas do The Clash na programação da FWR.

Foi lançado como um álbum triplo contendo 36 faixas, com 6 canções de cada lado.

Pela primeira vez, os créditos tradicionais da banda como compositores de Strummer e Jones foram substituídos por um crédito genérico para o Clash, e a banda concordou em diminuir os royalties do álbum para lançar o 3-LP a um preço mais baixo.

O título se refere aos sandinistas na Nicarágua, e seu número de catálogo, 'FSLN1', refere-se à abreviatura do nome espanhol do partido, Frente Sandinista de Liberación Nacional.

Parecia que o The Clash poderia fazer qualquer coisa depois do London Calling. Para o álbum triplo seguinte, Sandinista!, eles tentaram fazer de tudo, adicionando dub, rap, gospel e até refrões infantis ao punk, reggae, R&B e root rock que já tocavam.

Em meio a todos os experimentos, faixas invertidas, músicas inacabadas e instrumentais, há uma série de músicas clássicas do Clash que se classificam entre as melhores da banda, incluindo Police on My Back, The Call Up, Somebody Got Murdered, Charlie Don't Surf, Hitsville UK e Lightning Strikes (Not Once but Twice).

Na verdade, há um grande álbum dentro desses três discos, e essas músicas fazem o Sandinista! que vale a pena.

O disco foi eleito o melhor álbum do ano na pesquisa da crítica Pazz & Jop no The Village Voice. Em 2020, foi classificado como número 323 na lista da Rolling Stone dos "500 melhores álbuns de todos os tempos", enquanto a Slant Magazine listou o álbum em 85º na lista de "Melhores álbuns dos anos 1980".

Comentários