The Clash - London Calling - 14 de dezembro de 1979
Álbuns / Singles
Publicado em 14/12/2023

No dia 14 de dezembro de 1979 chegava às lojas London Calling, terceiro álbum do The Clash. Você confere as faixas do The Clash na programação da FWR.

Give 'Em Enough Rope, com todos os seus muitos atributos, foi essencialmente um padrão de retenção para o Clash, mas o álbum duplo London Calling é um salto notável à frente, incorporando a estética punk na mitologia do rock & roll e na música de raiz.

Antes, o Clash havia experimentado reggae, mas isso não era uma preparação para a variedade estonteante de estilos de London Calling. Há punk e reggae, mas também rockabilly, ska, R&B de Nova Orleans, pop, jazz lounge e hard rock; e enquanto o álbum não está amarrado por um tema específico, seu ecletismo e o punk funcionam como uma chamada de convocação.

Embora muitas das canções, particularmente London Calling, Spanish Bombs e The Guns of Brixton, sejam explicitamente políticas, por não reconhecer fronteiras a música em si é política e revolucionária. Mas também é revigorante, balançando mais forte e com mais propósito do que a maioria dos álbuns, quanto mais álbuns duplos.

Ao longo do disco, Joe Strummer e Mick Jones (e Paul Simonon, que escreveu The Guns of Brixton) exploram seus temas familiares de rebelião da classe trabalhadora e discursos antiestablishment, mas também os vinculam ao antigo rock & roll com suas tradições e mitos, sejam eles greasers rockabilly ou stagger Lee, bem como rebeldes como o ator condenado Montgomery Clift.

O resultado é uma declaração de propósito impressionante e um dos melhores álbuns de rock & roll já gravados.

Após seu lançamento, London Calling vendeu aproximadamente dois milhões de cópias.

 

Comentários