Falco - Jeanny - 22 de dezembro de 1985
Álbuns / Singles
Publicado em 22/12/2023

No dia 22 de dezembro de 1985 era lançado Jeanny, single do álbum Falco 3 do Falco. Você confere as faixas do Falco na programação da FWR.

Controverso por causa de sua letra, mesmo assim se tornou um hit número um em vários países europeus.

A música é sobre um relacionamento entre um homem e uma mulher chamada Jeanny. No momento, assim que alcançou o número um, os críticos disseram que a música glorificava o estupro. A personalidade alemã da TV e do rádio, Thomas Gottschalk, fez vários comentários negativos e chamou a música de "lixo". Um clamor nos mercados de língua alemã fez com que a música fosse proibida por algumas emissoras de rádio ou tocada com um aviso anterior por outras.

Falco argumentou que é sobre as reflexões de um perseguidor. A parte do "flash de notícias" na faixa é falada pelo locutor alemão Wilhelm Wieben.

Em 2008, a canção voltou a entrar nas paradas austríacas.

Várias associações feministas pediram um boicote à música. Algumas estações de TV e rádio na Alemanha Ocidental concordaram e não tocaram a música "por razões éticas", enquanto outras apenas a tocaram em seus programas de parada de sucessos.

Na Alemanha Oriental, a música não estava no ar e tocá-la em clubes de dança era proibida. Também houve exigências para proibir a música na Alemanha Ocidental, mas as autoridades negaram o pedido em abril de 1986. Isso irritou o apresentador Dieter Kronzucker, que apresentava a revista de notícias diárias "Heute-Journal'' para a estação de TV pública da Alemanha Ocidental ZDF. Depois disso, outras estações de rádio seguiram o boicote.

No estado federal alemão de Hesse, a música foi ao ar acompanhada de um aviso.

No programa de música popular Formel Eins foi ao ar, mas apenas enquanto a música estava no topo das paradas.

 

Comentários