No dia 27 de dezembro de 1979 era lançado Pretenders, primeiro álbum do The Pretenders. Você confere as faixas do The Pretenders na programação da FWR.radio.
Nick Lowe produziu o primeiro single dos Pretenders, Stop Your Sobbing, mas decidiu não trabalhar com eles novamente porque pensava que a banda "não iria chegar a lugar nenhum". Chris Thomas assumiu as sessões de gravação subsequentes.
Poucos discos de rock são tão originais quanto o álbum de estreia homônimo dos Pretenders. Uma fusão elegante de rock stonesy, new wave, pop e pura agressão punk, Pretenders está repleto de ganchos afiados e uma atitude cruelmente cool.
Embora Chrissie Hynde se estabeleça como uma compositora forte e distintamente feminina, o álbum não é um tour de force de cantora/compositora, é um álbum de rock & roll, alimentado por uma banda única e agressiva. O guitarrista James Honeyman-Scott nunca toca riffs ou pistas convencionais, e sua guitarra tratada com fases dá uma nova dimensão aos ritmos. Ele fornece o apoio perfeito para Hynde e sua arrogância forte e sexy. Hynde não se encaixa em nenhum estereótipo de rock feminino convencional, e nem suas canções, alternadamente exibindo um exterior de aço ou uma vulnerabilidade emocional desarmante.
É um álbum profundo e gratificante, cuja principal virtude é sua pura energia. Pretenders se move mais rápido e mais forte do que a maioria dos discos de rock, entregando uma série infinita de melodias, ganchos e ritmos contagiantes em suas 12 músicas. Poucos álbuns, sem falar nas estreias, são tão incrivelmente viciantes.
Pretenders estreou como número 1 na UK Albums Chart na semana de seu lançamento e permaneceu por quatro semanas consecutivas. Ele também ficou entre os 10 primeiros na Billboard 200 e foi certificado como Platina em 1982 pela RIAA.