No dia 28 de dezembro de 1987 chegava às lojas Behind the Wheel, single do álbum Music for the Masses do Depeche Mode. Você confere essas e outras faixas do Depeche Mode na programação da FWR.
O single alcançou o nº 21 nas paradas do Reino Unido e nº 6 na Alemanha Ocidental. Em 1989, ele ficou em 30º lugar na lista da revista Spin de "Os 100 Maiores Singles de Todos os Tempos".
Behind the Wheel foi e é um dos principais singles do Depeche Mode. É uma onda de construção massiva de uma música que fica mais intensa à medida que avança, traduzindo a metáfora de autoestrada em uma música propulsora, que é algo como a versão de arena das próprias meditações do Kraftwerk sobre a mesma.
Remixado ligeiramente para sua aparência de single, com um tempo mais rápido e uma percussão principal mais proeminente e limpa, é um material muito bom. O remix estendido de Shep Pettibone é limpo e perfeito para as pistas, enquanto os Beatmasters aumentaram o drama da faixa com samples de telefonemas, batidas mais ásperas e uma nova linha nervosa de sintetizador de cordas.
O que torna este single e a própria música ainda mais notáveis por si só é devido ao lado B, uma versão de Route 66. Embora a escolha da inspiração possa parecer estranha, o arranjo da banda e a entrega dos mesmos funcionam surpreendentemente bem, com um ritmo bruto de bateria eletrônica sustentando o trabalho de Gore nos vocais e riffs de guitarra estridentes. Uma reformulação do passado para o futuro, com um breve trecho da própria Behind the Wheel inserida no meio da faixa. Os Beatmasters dão uma volta com ela enquanto jogam toneladas de samples de corrida de carros e game shows ao longo do caminho, enquanto a mistura "casual" aumenta um pouco mais de ruído e ritmo mais razoáveis. Notável e marcante.