Andy Summers (The Police) - 31 de dezembro de 1942
Músicos / Artistas
Publicado em 31/12/2023

Andy Summers é outro aniversariante do dia. Nascido no dia 31 de dezembro de 1942, Andrew James Somers foi integrante do The Police. Você confere as faixas do The Police na programação da FWR.

Embora Andy Summers seja mais conhecido como o guitarrista do The Police, ele desde então construiu uma carreira solo aclamada e bem-sucedida com música instrumental contemporânea que, assim como o Sting, baseia-se em seu amor pelo jazz e em seu fascínio na criação de texturas instrumentais.

Summers ingressou na banda em 1977, substituindo o guitarrista original, Henry Padovani. Emergindo da cena punk de Londres, o Police ganhou renome internacional com muitos sucessos. Durante seu tempo com a banda, Summers ganhou duas vezes o Grammy de Melhor Performance Instrumental de Rock. Embora Sting fosse o vocalista da banda, Summers também contribui com os vocais principais.

No início de 1984, após sete anos juntos e vendas recordes em torno de oitenta milhões, o The Police se desfez.

A carreira solo de Summers incluiu gravação, turnês, composição para filmes (2010, Down and Out in Beverly Hills, Rumble Fish, The Wild Life e Weekend at Bernie's) e exibição de suas fotografias em galerias de arte ao redor do mundo.

Ele foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame como um integrante da banda em 2003.

Durante o Grammys Award show, de 2007, o The Police reapareceu interpretando Roxanne quando anunciaram uma nova turnê. A Police Reunion começou em Vancouver em 28 de maio de 2007 e continuou até agosto de 2008, tornando-se a terceira turnê de maior bilheteria de todos os tempos.

Em agosto de 2013, Summers anunciou uma nova banda, Circa Zero, com Rob Giles do Rescues. Depois do Circa Zero, Summers voltou à carreira solo, lançando Metal Dog em 2015 e Triboluminescência em 2017.

Em março de 2017, Summers fundou o Call the Police, uma banda tributo ao Police, com dois músicos brasileiros, Rodrigo Santos (Barão Vermelho) no baixo e voz e João Barone (Os Paralamas do Sucesso) na bateria.

 

Comentários