Michael Jackson - Billie Jean - 2 de janeiro de 1983
Álbuns / Singles
Publicado em 02/01/2024

No dia 2 de janeiro de 1983 chegava às lojas Billie Jean, single do álbum Thriller de Michael Jackson. Você confere essa e outras faixas do Michael Jackson na programação da FWR.

Michael Jackson disse que a letra era baseada nas experiências das groupies com seus irmãos mais velhos quando ele viajou com os Jackson 5.

Billie Jean alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100, liderou a parada de singles da Billboard Hot Black em três semanas e tornou-se o single de maior ascensão de Jackson desde "ABC", "The Love You Save" e "I'll Be There", todos os quais ele gravou como integrante do Jackson 5. Permaneceu no nº 1 na parada por nove semanas. A Billboard classificou-a como a música nº 2 em 1983.

Billie Jean é certificada como 6X Platinum pela Recording Industry Association of America (RIAA). A canção vendeu mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se um dos singles de maior sucesso de todos os tempos. Também foi um hit número um no Reino Unido, França, Suíça e Bélgica.

Billie Jean foi um dos singles de maior sucesso de 1983, ajudando Thriller a se tornar o álbum de maior sucesso de todos os tempos, e se tornou o single solo de maior sucesso de Jackson.

Ele introduziu uma série de assinaturas marcantes, incluindo a dança moonwalk e a luva de lantejoulas brancas, e foi amplamente imitado.

O videoclipe de Billie Jean, dirigido por Steve Barron, foi o primeiro de um artista negro a ser exibido em grande frequência na MTV.

Billie Jean recebeu honras, incluindo dois Grammy Awards e um American Music Award e foi incluída entre as 500 músicas do Hall da Fama que deram forma ao Rock and Roll.

Frequentemente listada em pesquisas de revistas com as melhores músicas já feitas, Billie Jean foi eleito o maior single dance de todos os tempos pelos ouvintes da BBC Radio 2.

 

Comentários