The Durutti Column - The Return of the Durutti Column - 3 de janeiro de 1980
Álbuns / Singles
Publicado em 03/01/2024

No dia 3 de janeiro de 1980 era lançado The Return of the Durutti Column. primeiro álbum da banda The Durutti Column. Você confere as faixas do Durutti Column na programação da FWR.

Mais álbuns de estreia deveriam ser divertidamente perversos com seus títulos, e há a capa do vinil original, que consistia em uma lixa exatamente para danificar tudo ao lado dela na coleção.

Lançado no brilho do fervor post punk de Manchester do final dos anos 70, alguém pensaria que Return consistiria em um feedback alto e agressivo de chapa metálica, mas não é assim que Vini Reilly funciona. Com forte envolvimento do produtor Martin Hannett, que criou todas as peças de sintetizador no disco, bem como produziu, Reilly em Return fez uma estreia silenciosamente impressionante.

Evitando a composição e entrega de "rock" formal, o álbum é inteiramente instrumental, favorecendo a delicadeza e a invenção discreta em vez da ousadia cantante, Reilly deixou sua marca como o guitarrista único e distinto da Grã-Bretanha desde Bert Jansch.

A produção de Hannett deu às suas composições um brilho simplesmente misterioso, com os toques de Reilly em tudo, desde o reverb até o toque suave, tornando-se ao mesmo tempo estranho e ainda sim quente.

A reedição de 1996 é a edição a ser procurada, contendo seis excelentes faixas bônus. Duas são, na verdade, peças de sintetizador solo de Hannett nas sessões, mas outras incluem um tributo inicial a Ian Curtis do Joy Division, "Lips That Would Kiss" e "Sleep Will Come", apresentando a primeira apresentação vocal do grupo graças ao integrante do A Certain Ratio, Jeremy Kerr.

 

Comentários