Blondie - Heart Of Glass - 3 de janeiro de 1979
Álbuns / Singles
Publicado em 03/01/2024

No dia 3 de janeiro de 1979 chegava às lojas Heart Of Glass, single do álbum Parallel Lines da Blondie. O single alcançou o número um nas paradas em vários países, incluindo os Estados Unidos e o Reino Unido. Você confere essa e outras faixas da Blondie na programação da FWR.

Em uma entrevista de 1978 para a NME, Debbie Harry expressou sua afinidade pela euro disco de Giorgio Moroder, afirmando: "É comercial, mas é bom, diz algo, esse é o tipo de coisa que eu quero fazer". Um exemplo notável desse tipo de experimentação musical ocorreu quando a Blondie fez uma cover de Donna Summer em 1978. Em sua história do CBGB, Roman Kozak descreveu o evento: "Quando a Blondie tocou no evento beneficente do Johnny Blitz, eles surpreenderam a todos com uma versão de I Feel Love de Donna Summer. Foi provavelmente a primeira vez em Nova York, em meio a grande divisão rock versus disco music, em que uma banda de rock tocou uma música disco. Então, a Blondie lançou Heart of Glass e outros grupos começaram a gravar outras canções dançáveis e o dance rock nasceu".

Na época, Blondie era uma das bandas na vanguarda da crescente cena new wave de Nova York e foram acusados de "se vender" por lançar uma música disco. De acordo com Harry, Heart of Glass transformou a banda em párias aos olhos de muitos de seus colegas músicos da cena musical de Nova York. A banda foi acusada de favorecer o mainstream que muitas bandas punk/new wave da época estavam se rebelando ativamente. Ela também disse: "As pessoas ficaram nervosas e com raiva por trazermos diferentes influências para o rock".

Em 2018, Heart of Glass ficou em 66º lugar na lista oficial do Reino Unido dos singles mais vendidos de todos os tempos, com vendas superiores a 1,32 milhão de cópias.

 

Comentários