Michael Stipe é outro aniversariante do dia. Nascido no dia 4 de janeiro de 1960, John Michael Stipe é o vocalista e letrista do R.E.M.. Você confere as faixas do R.E.M. na programação da FWR.
Possuindo uma voz distinta, Stipe se destacou pelo estilo "resmungão" do início de sua carreira. Desde meados da década de 1980, Stipe canta em "figuras vocais lamentosas e arqueadas" que o biógrafo David Buckley comparou aos artistas folclóricos celtas e aos muezins muçulmanos. Ele era responsável pelo aspecto visual do R.E.M., frequentemente selecionando a capa dos álbuns e dirigindo muitos dos videoclipes da banda. Fora da indústria musical, ele possui e dirige dois estúdios de produção cinematográfica, C-00 e Single Cell Pictures.
Como integrante do R.E.M., Stipe foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame em 2007. Como vocalista e compositor, Stipe influenciou uma ampla gama de artistas, incluindo Kurt Cobain do Nirvana e Thom Yorke do Radiohead. Bono do U2 descreveu sua voz como "extraordinária", e Thom Yorke disse ao The Guardian que Stipe é seu letrista favorito.
Stipe e seu parceiro de produção, Sandy Stern, atuaram como produtores executivos em filmes como Being John Malkovich (Quero Ser John Malkovich), Velvet Goldmine e Man on the Moon (O Mundo de Andy). Ele também foi creditado como produtor do filme Saved!
Em 2018, Stipe lançou um livro de suas fotografias intitulado Volume 1, que apresentava 35 fotografias de celebridades como River Phoenix e Kurt Cobain. Um segundo volume com Douglas Coupland, Our Interference Times: A Visual Record, foi lançado em 2019.
Em 2019, em seu último trabalho solo até então, Stipe colaborou com Aaron Dessner e Justin Vernon do Big Red Machine no single "No Time For Love Like Now". A música foi concluída e lançada em 2020 durante a pandemia COVID-19.