Mark Hollis (Talk Talk) - 4 de janeiro de 1955
Músicos / Artistas
Publicado em 04/01/2024

Singela homenagem a Mark Hollis. Nascido no dia 4 de janeiro de 1955, Mark David Hollis alcançou sucesso comercial e aclamação da crítica nas décadas de 1980 e 1990 como cofundador, vocalista e principal compositor da banda Talk Talk. Você confere as faixas do Talk Talk na programação da FWR.

Começando em 1981 como um grupo de synthpop, o som do Talk Talk tornou-se cada vez mais aventureiro sob a direção de Hollis. Para seu terceiro álbum, The Color of Spring (1986), Talk Talk adotou um som pop art que ganhou pontos a favor da crítica e continua sendo seu maior sucesso comercial. Os dois últimos álbuns da banda, Spirit of Eden (1988) e Laughing Stock (1991), foram despedidas radicais do som de seus primeiros trabalhos, tendo influência do jazz, folk, música clássica e experimental.

Após o término do Talk Talk em 1991, Hollis voltou à música em 1998 com um álbum solo autointitulado, que continuou a direção do som do Talk Talk, mas em um estilo mais minimalista, esparso e acústico. Após o lançamento de seu único álbum solo, Hollis se aposentou da indústria fonográfica.

Ele tocou piano e coescreveu a faixa Chaos no álbum de trip hop Psyence Fiction do Unkle de 1998, mais tarde pediu que o seu nome fosse removido dos créditos do álbum. Ele também coproduziu e arranjou duas faixas (The Gown e Big Mouth) no álbum de 2001 de Anja Garbarek, Smiling & Waving.

Hollis morreu em fevereiro de 2019, aos 64 anos, após "uma curta doença da qual ele nunca se recuperou", confirmada por seu ex-empresário em 26 de fevereiro.

Vários artistas fizeram tributos a Hollis: Duran Duran, Depeche Mode, Flea, Roland Orzabal, Robin Pecknold, Peter Gabriel, Ryley Walker, Peter Hammill, Orchestral Manoeuvres in the Dark, Marc Almond, Elijah Wood, Kirin J. Callinan, Chris Baio e Broken Social Scene.

Comentários