Beth Gibbons é a aniversariante do dia. Nascida no dia 4 de janeiro de 1965, Beth Gibbons é a vocalista e letrista do Portishead. Você confere as faixas do Portishead na programação da FWR.
Aos 22, ela se mudou para Bristol, onde conheceu Geoff Barrow, seu futuro colaborador no Portishead.
Com Adrian Utley, Gibbons e Barrow o Portishead lançou o primeiro álbum, Dummy, em 1994 e produziram dois outros álbuns de estúdio, um álbum ao vivo e vários singles desde então.
Em 2002, Gibson e Paul Webb, ex-baixista do Talk Talk, lançaram o álbum Out of Season sob o nome de Beth Gibbons e Rustin Man. O álbum alcançou a posição 28 no UK Albums Chart. Foi lançado nos Estados Unidos um ano depois: durante uma turnê na América do Norte, a Variety descreveu elogiosamente como "Billie Holiday encontra Siouxsie and the Banshees".
Gibbons também foi jurada do 10º Independent Music Awards anual para apoiar a carreira dos artistas independentes.
Ela contribuiu com os vocais para uma cover da música Black Sabbath com a banda de metal britânica Gonga chamada Black Sabbeth, lançada em 2014. Em 2018, Gibbons contribuiu com suas performances vocais, junto com Elizabeth Fraser dos Cocteau Twins, para o Spill Festival realizado em Ipswich em uma instalação de áudio intitulada "Clarion Calls", que usa as vozes de 100 mulheres para comemorar o 100º aniversário do fim de Primeira Guerra Mundial.
Seu álbum de 2019, gravado com a Orquestra Sinfônica da Rádio Nacional da Polônia, foi lançado em março. A gravação foi feita durante um show de 2014.
Ela já citou Nina Simone, Bono do U2 por sua atuação em The Joshua Tree, Otis Redding e Jimmy Cliff como inspiração musical. Ela já foi comparada a Janis Joplin, Edith Piaf, Janis Ian e Elizabeth Fraser.