Bernard Sumner (Joy Division e New Order) - 4 de janeiro de 1956
Músicos / Artistas
Publicado em 04/01/2024

Bernard Sumner é outro aniversariante do dia. Nascido no dia 4 de janeiro de 1956, Bernard Sumner foi ex-guitarrista do Joy Division e vocalista e guitarrista do New Order. Você confere as faixas do Joy Division, New Order, Electronic e Bad Lieutenant na programação da FWR.

Sumner foi um dos integrantes fundadores do Joy Division. Ele e seu amigo de infância Peter Hook compareceram ao lendário show dos Sex Pistols em Manchester em 1976, cuja a música os inspirou a se apresentarem juntos.

Amplamente considerada uma das bandas mais influentes da época, Sumner foi o guitarrista principal, além de tocar teclados. Em maio de 1980, após o suicídio de seu vocalista, Ian Curtis, o Joy Division se desfez.

Em outubro de 1980, Sumner e os integrantes restantes da banda, Peter Hook e Stephen Morris, formaram uma nova banda chamada New Order, acompanhados pela tecladista Gillian Gilbert. Sumner emergiu como vocalista e letrista permanente da banda, além de tocar guitarra e teclado. Através de uma série de divisões e reformas, a banda lançou nove álbuns.

Em 1989, Sumner juntou-se ao ex-guitarrista do Smiths Johnny Marr para formar a Electronic. Neil Tennant, dos Pet Shop Boys, colaborou em duas faixas de seu álbum homônimo de estreia.

Uma outra banda de Sumner, o Bad Lieutenant, incluía o outro integrante do New Order, Stephen Morris. Phil Cunningham e Jake Evans, do Rambo & Leroy e o baixista do Blur, Alex James, também se apresentaram no álbum de estreia da banda.

Ele serviu como produtor musical e compositor para outros nomes da Factory Records, incluindo Happy Mondays, Shark Vegas, Abecedarians, 52nd Street e Section 25.

Sumner foi retratado por John Simm no filme de 2002, 24 Hour Party People e James Anthony Pearson no filme de 2007, Control.

 

Comentários