U2 - New Year's Day - 10 de janeiro de 1983
Álbuns / Singles
Publicado em 10/01/2024

No dia 10 de janeiro de 1983 era lançado New Year's Day, single do álbum War do U2. Você confere essa e outras faixas do U2 na programação na FWR.

Com letras escritas sobre o movimento Polish Solidarity, o single New Year's Day é impulsionado pela distinta linha de baixo de Adam Clayton e pelo piano e guitarra de Edge.

Foi o primeiro single de sucesso da banda no Reino Unido, chegando ao número 10, e também foi seu primeiro sucesso internacional, alcançando o número 9 na Noruega, número 11 no Top 40 holandês, número 17 na Suécia e número 53 na Billboard Hot 100 nos Estados Unidos.

Em 2010, a revista Rolling Stone colocou o single na posição 435 em sua lista das "500 melhores canções de todos os tempos".

A capa do Reino Unido apresenta uma fotografia de Peter Rowen que cresceu em Dublin, onde seu irmão mais velho Guggi era um dos melhores amigos de Bono, quando ele ainda era conhecido como Paul Hewson.

Em 1983, Bono disse sobre a música: "Seria estúpido começar a traçar linhas de batalha, mas acho que o fato de New Year's Day ter entrado no Top Ten indica uma desilusão entre os compradores de discos. Não acho que New Year's Day foi um single pop, certamente não da maneira que Mickie Most poderia definir um single pop como algo que dura três minutos e três semanas nas paradas. Eu não acho que poderíamos ter escrito esse tipo de música".

O lado B de New Year's Day, Treasure (Whatever Happened to Pete the Chop?), nunca foi tocado ao vivo. No entanto, uma versão anterior conhecida simplesmente como Pete the Chop foi apresentada em alguns shows em 1980.

 

Comentários