No dia 12 de janeiro de 1969 era lançado Led Zeppelin, álbum de estreia do Led Zeppelin. Você confere as faixas do Led Zeppelin na programação da FWR.
O Led Zeppelin tinha um som totalmente pronto e distinto desde o início, como sua estreia homônima ilustra. Levando o blues elétrico pesado e distorcido de Jimi Hendrix, Jeff Beck e Cream ao extremo, o Zeppelin criou uma marca majestosa e poderosa de rock de guitarra construída em torno de riffs simples e memoráveis e ritmos pesados.
Mas a chave para o ataque do grupo foi a sutileza: não foi apenas um ataque violento de ruído de guitarra, foi sombreado e texturizado, cheio de dinâmicas e tempos alternados. Como o Led Zeppelin prova, o grupo era capaz de uma música com várias camadas desde o início.
Embora o blues psicodélico estendido de Dazed and Confused, You Shook Me e I Can't Quit You Baby muitas vezes receba mais atenção, o restante do álbum é uma indicação melhor do que viria depois.
Embora o álbum não seja tão variado quanto alguns de seus discos posteriores, ele marcou uma virada significativa na evolução do hard rock e heavy metal.
A capa do álbum, que foi escolhida por Page, apresenta uma imagem em preto e branco do dirigível Hindenburg em chamas, fotografado por Sam Shere em 6 de maio de 1937, durante o desastre de Hindenburg. A imagem se refere à origem do próprio nome da banda que surgiu quando Page, Beck e Keith Moon do The Who e John Entwistle estavam discutindo a ideia de formar um grupo, Moon brincou, "Provavelmente iria cair como um balão", e Entwistle supostamente respondeu: "um zepelim de chumbo!"