Nena - Nena - 14 de janeiro de 1983
Álbuns / Singles
Publicado em 14/01/2024

No dia 14 de janeiro de 1983 chegava às lojas Nena, primeiro álbum da banda alemã Nena. Você confere as faixas da Nena na programação da FWR.

O primeiro álbum da Nena tornou-se a sensação na cena musical da Alemanha Ocidental ao longo do ano. Nena chegou a um período muito distinto da história pop alemã, o período da chamada Neue Deutsche Welle ou NDW, a new wave alemã.

No entanto, em 1982, a new wave alemã foi diluída em um um synthpop otimista, irônico e até com letras românticas. Nena foi imediatamente rotulada como um ato NDW, mas ela e sua banda eram na verdade uma proposta mais única, um grupo de músicos com uma forte compreensão intuitiva tanto do pop clássico quanto das fórmulas do rock. O som da banda Nena não tinha nada a ver com as estruturas despojadas típicas da música new wave da época. Até mesmo o uso do som de sintetizador então em voga (atuando como o som instrumental líder em todo o álbum) foi firmemente incorporado ao power pop básico geral de uma formação de hard rock clássico.

A produção imaculada e o toque único de uma leve, mas característica, influência melódica pop do início dos anos 60 foram as coisas que tornaram a música especial. O outro fator era a própria Nena Kerner. Seu estilo vocal, notavelmente reminiscente do início dos anos 60, e a empolgação gerada por sua personalidade, por vezes doce ou temperamental, provaram ser totalmente cativantes. No entanto, ela sempre insistiu que se via como uma integrante da banda e não como sua líder.

O álbum ainda é considerado um clássico insuperável da história pop alemã. O segundo single, 99 Luftballons, uma fábula de guerra nuclear provocada por um monte de balões no céu sendo confundidos no radar com um ataque de míssil preventivo, tornou-se um sucesso número um nos Estados Unidos e em todo o mundo no início de 1984.

 

Comentários