MC5 - Back in the USA - 15 de janeiro de 1970
Álbuns / Singles
Publicado em 15/01/2024

No dia 15 de janeiro de 1970 era lançado Back in the USA, segundo álbum do MC5. Você confere as faixas do MC5 na programação da FWR.

Embora sem o impacto monumental de Kick Out the Jams, o segundo álbum do MC5 é, em muitos aspectos, o seu melhor e mais influente trabalho, com seu som enxuto e nervoso, antecipando o surgimento dos movimentos punk e power pop que se seguiram no final da década.

O disco é tanto uma retrospectiva das origens do rock & roll quanto um avanço rumo ao futuro da música; dadas as tendências revolucionárias dos Five, por exemplo, é surpreendente e revigorante descobrir que a faixa central emocional do álbum é uma balada inspirada no doo wop, Let Me Try, que é a canção mais adorável e gentil em seu catálogo.

O tema recorrente que leva de volta aos EUA é a adolescência, suas reminiscências alternadamente afetuosas e amargas, enquanto faixas como Tonight, Teenage Lust, High School e Shakin 'Street celebram a juventude em toda sua glória rebelde, outras como The American Ruse e The Human Being Lawnmower condenam um sistema que devora seus filhos, enchendo suas cabeças de mentiras antes de enviá-los para a guerra. Igualmente emocionante é o som singular do disco, produzido por Jon Landau com um desprezo quase total pela extremidade inferior, Back in the USA captura uma intensidade removida do som ao vivo do grupo, mas perfeitamente adequada ao material em mãos, resultando em uma música que não apenas saúda o poder do rock & roll, mas também o reafirma.

Em 2012, Back in the USA foi classificado em 446º lugar na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da Rolling Stone. No ano seguinte, a NME colocou o álbum na posição 490 em sua própria lista semelhante.

 

Comentários