Belly - Star - 25 de janeiro de 1993
Álbuns / Singles
Publicado em 25/01/2024

No dia 25 de janeiro de 1993 era lançado Star, álbum de estreia da banda Belly.Você confere as faixas do Belly na programação da FWR.

As composições de Tanya Donelly começaram a florescer no Throwing Muses, e a estreia de Belly, Star, é onde ela se concretiza. Usando as harmonias trance do dream pop como base, Donnelly expande os limites do gênero, aparando suas pretensões e incorporando um dom para ganchos pop doces e concisos e inflexões folk-rock. Ela também aumenta suas melodias arejadas com letras perturbadoras. Imagens de traição e morte flutuam por todo o álbum, mas o que bate em casa inicialmente, e o que permanece depois de o álbum terminar, são os trechos cativantes, seja o canto contínuo de Gepetto, o surto Slow Dog, a melancolia Stay ou a sensualidade fria e distanciada de Feed the Tree. Ocasionalmente, Donnelly sofre de preciosidade ou ideias não formadas, mas Star continua sendo uma estreia encantadora.

Star foi um sucesso inesperado. Em 21 de fevereiro de 1994, o álbum foi certificado com Ouro pela Recording Industry Association of America por vendas superiores a 500.000 unidades. O single Feed the Tree se tornou um hit número um na parada Modern Rock da Billboard, bem como um hit pop surpresa, chegando ao número 95 na parada de singles da Billboard Hot 100 no final da primavera de 1993. O videoclipe de Feed the Tree foi um sucesso estrondoso da MTV e foi nomeado para Best Alternative Video VMA e Best New Artist VMA em 1993. Slow Dog alcançou a posição 17 na parada Modern Rock Tracks no verão de 1993, enquanto Gepetto alcançou a posição 8 no final do outono/inverno de 1993, e também ficou no gráfico da Billboard Bubbling Under the Hot 100 por cinco semanas no final do outono/inverno de 1993.

 

Comentários