No dia 27 de janeiro de 1986 chegava às lojas Album, quinto álbum da banda Public Image Ltd. Você confere as faixas do PIL na programação da FWR.
Diferentemente de seus lançamentos anteriores, John Lydon foi aconselhado pelo confiável produtor musical Bill Laswell a assumir um elenco de músicos de confiança, incluindo Steve Vai, Ryuichi Sakamoto, Tony Williams e Ginger Baker. O álbum resultante deu ao PiL uma de suas canções de maior sucesso, Rise.
Lydon explicou: “A maioria das canções de Album, por exemplo, foi escrita em casa e colocada em fitas demo. Mas eu não achei que a banda fosse boa e experiente o suficiente para, tipo, gravar essas músicas corretamente. E é por isso que eu uso músicos de sessão. As músicas obviamente mudaram sua forma, não sua direção.
Eu tinha uma banda ao vivo antes da gravação e muito material junto antes de ir para o estúdio. Mas a banda era totalmente inexperiente, eles teriam aumentado o orçamento por uma quantia incrível. Então decidimos usar músicos de sessão.
Eu faço discos para mim mesmo. Eu quero que eles sejam completamente precisos. Caso contrário, é um trabalho ruim e uma perda de tempo, e eu realmente não quero perder meu tempo. Deve haver uma conclusão para o que você faz, sem imprecisão. Deve haver uma sensação de integridade. Cada música é uma emoção e tem que ter sucesso assim, caso contrário, você falhou. É um trabalho ruim. Isso me irrita. O trabalho ruim de qualquer pessoa apenas me irrita. Eu simplesmente não preciso disso”.
No geral, Álbum (ou Compact Disc ou Cassette) é tão genérico quanto seu título. Aqui, novas cores (afro-celta, metal, oriental) são espalhadas por uma nova tela para revelar outro tipo de gênio. Da mesma forma expandida, igualmente deslumbrante, a raiva contida em Album nunca soou tão enérgica.