Generation X - Valley Of The Dolls - 28 de janeiro de 1979
Álbuns / Singles
Publicado em 28/01/2024

Em janeiro de 1979 era lançado Valley Of The Dolls, segundo álbum da banda Generation X. Você confere as faixas do Generation X na programação da FWR.

O álbum exibiu a transição da banda de suas origens Punk Rock para um som de rock mais mainstream, com a incorporação de influências que vão de Glam Rock, Progressive Rock e Bruce Springsteen, em parte com o objetivo de fornecer à banda um meio de entrada no mercado dos EUA.

Em entrevistas para a imprensa musical de pré-lançamento, Billy Idol o apresentou como um afastamento do movimento punk: “Acho que com esse álbum exorcizamos o fantasma do punk, as pessoas sempre viram o punk como algo antimusical, e nosso objetivo é mostrar que temos ideias e que somos indivíduos e não apenas seguindo o que todo mundo faz. O Generation X é sua própria banda. Este LP é muito diferente do anterior, que não tinha resistência suficiente, este novo não se desgasta tão facilmente e achamos que vai durar mais".

No lançamento em janeiro de 1979, o álbum teve um desempenho decepcionante no UK Albums Chart, e contribuiu substancialmente para o fim da banda no final do ano. Em uma entrevista posterior com o New Musical Express, Tony James, o baixista da banda e compositor letrista, atribuiu o fracasso do disco comercial e artisticamente: "Eu estava apaixonado pelo mito do rock and roll. Eu li o romance de Mick Farren, The Tale of Willy's Rats, e achei que era maravilhoso. Eu certamente tive uma visão romântica de grupos de rock, e acho que com o álbum Valley of the Dolls, chegamos ao fundo do poço no romantismo do rock. Depois que o álbum foi lançado, percebi que estava falando sobre coisas que não entendia de verdade, ou que nem eram verdadeiras. Depois percebemos que tínhamos que cantar sobre o que sabíamos, não o que gostaríamos de ser".

 

Comentários