Ladytron - 604 - 6 de fevereiro de 2001
Álbuns / Singles
Publicado em 06/02/2024

No dia 6 de fevereiro de 2001 era lançado 604, álbum de estúdio de estreia do Ladytron. Você confere as faixas do Ladytron na programação da FWR.

Em seu álbum de estreia, Ladytron prova o quão apropriado é seu nome: seu som mistura sintetizadores vintage evocativos e vocais femininos lamentosos, fazendo referência a mais de duas décadas de música eletrônica, new wave e rock (incluindo Roxy Music, cujo Ladytron é uma faixa do grupo).

604 equilibra o lado experimental e pop. Mu-Tron e Zmekya reinterpretam as paisagens sonoras distópicas e barulhentas de (X), e a cintilante CSKA Sofia soa como Kraftwerk filtrado pelo Broadcast. No entanto, são as canções pop bem estruturadas que diferenciam Ladytron.

Helen Marnie é o coração e a alma apaixonados do Ladytron, uma diva com o coração partido cantando em meio às lágrimas em Another Breakfast With You e Discotraxx e uma confidente mais triste, porém mais sábia em Playgirl. Enquanto isso, o canto inexpressivo de Mira Aroyo e o sotaque búlgaro adicionam um toque de humor e ironia. Os vocais de Marnie e Aroyo combinam perfeitamente em canções como o sombrio e espirituoso single He Took Her to a Movie.

Mas a mistura de composições retrô e temas modernos da banda é seu aspecto mais interessante e distinto. Situado no aeroporto e na discoteca, Jet Age mistura ciúme e ambiguidade sexual, perguntando "Do you want to be her or don't you/Of course you do/But would she be you?" Essa veia subversiva torna o synthpop do álbum mais progressivo, e mais satisfatório, tornando 604 uma estreia emocionante de um grupo capaz de fazer com que influências superutilizadas soem frescas novamente.

Em uma entrevista de 2002 para a revista online Chaos Control, Daniel Hunt afirmou que o álbum foi nomeado com código de área de British Columbia.

 

Comentários