Massive Attack - Heligoland - 8 de fevereiro de 2010
Álbuns / Singles
Publicado em 08/02/2024

No dia 8 de fevereiro de 2010 era lançado Heligoland, quinto álbum do Massive Attack. Você confere as faixas do Massive Attack na programação da FWR.

Até o 100th Window de 2003, cada álbum do Massive Attack era um disco distinto, estilisticamente e principalmente desconectado do anterior. Ao soar como uma cópia do marco Mezzanine de 1998, 100th Window quebrou uma corda e levou a críticas negativas.

Heligoland marca um retorno às partidas. O som de Massive Attack por volta de 2010 tinha algumas semelhanças com o que o grupo havia feito no passado, mas no geral, isso representava uma mudança radical na produção musical. É verdade que a maioria das marcas da banda ainda estão aqui: música envolvente carregada de tensão e pavor, e uma visão de mundo isolada representada por um elenco de vocalistas novos e antigos.

Este certamente não é o Massive Attack que fez flutuar a casa britânica mais suave do início dos anos 90 e, mais surpreendentemente, também não é o Massive Attack que criou um trip hop denso e envolvente durante os anos 90 e início dos anos 2000. Às vezes, fica claro que o trabalho de Robert Del Naja e Neil Davidge em trilhas sonoras durante os anos 2000 afetou seu projeto principal. Heligoland geralmente soa como uma trilha sonora, muito provavelmente a trilha de algum thriller distópico.

O álbum também não é tão experimental quanto a música que o Massive Attack fez no passado e carece do equilíbrio entre experimentação e emoção. É verdade que Horace Andy e Hope Sandoval lideram algumas produções impressionantes, e Saturday Come Slow de Damon Albarn é uma de suas melhores faixas (incluindo Gorillaz).

Apesar de um belo disco, no geral Heligoland carece da majestade e do poder do clássico da banda.

O disco foi certificado Ouro pela British Phonographic Industry.

 

Comentários