No dia 2 de abril de 1984 era lançado Locomotion, single do álbum Junk Culture do OMD. Você confere essa e outras faixas do OMD na programação da FWR.
Foi um dos maiores sucessos europeus da banda, alcançando o Top 5 no Reino Unido, Irlanda e Holanda, ao mesmo tempo que alcançou a 14ª posição na Alemanha.
A música original foi combinada com um ritmo de bateria que Paul Humphreys havia escrito uma semana antes e uma linha de baixo e piano que Gordian Troeller (o empresário da banda) contribuiu. A faixa foi mixada e os metais adicionados no Wisseloord Studios na Holanda; os arranjos foram feitos por Tony Visconti. A canção casa letra melancólica com melodias otimistas.
Tom Hibbert do Smash Hits sentiu que o single foi um retorno à forma após o experimental álbum Dazzle Ships. Ele escreveu: "Não tendo conseguido impressionar o mundo com canções sobre robôs na Tchecoslováquia, o OMD voltou com uma veia mais leve, [...] sem qualquer referência à engenharia genética. Agradável".
Todos os formatos apresentavam Her Body in My Soul no lado B. Há uma faixa adicional no vinil de 12", The Avenue. Ambas as canções podem ser encontradas no álbum de compilação B-sides, Navigation: The OMD B-Sides (2001).
The Avenue trata da repetição dos erros que as pessoas cometem. O sample usado na música foi retirado do filme Stalker de Andrei Tarkovsky, lançado em 1979.