Em abril de 1979 era lançado New Values, terceiro álbum do Iggy Pop. Você confere as faixas de Iggy Pop na programação da FWR.
Atualmente, New Values soa como o álbum new wave de Iggy Pop; enquanto James Williamson e Scott Thurston, ex-Stooges, trabalharam no álbum, os arranjos foram pontilhados com patches de sintetizador e acentos de percussão eletrônica que não resistiram bem ao teste do tempo, e a mistura fala de uma abordagem mais educada do que o cru rock furioso do melhor trabalho de Iggy.
Mas o crescimento como compositor que David Bowie encorajou em Iggy nos discos The Idiot e Lust for Life está muito em evidência aqui; Tell Me a Story, Billy Is a Runaway e How Do Ya Fix a Broken Part são meditações duras e sem piscar sobre a guerra de Iggy com a persona que ele criou para si mesmo, e I'm Bored e Five Foot One provou que o primeiro grande minimalista do rock ainda tinha algumas metáforas valiosas na manga.
Se New Values não foi um grande álbum do Iggy Pop, foi um muito bom, e provou que ele tinha um futuro sem a orientação de David Bowie, algo que não parecia tão certo na época.