No dia 4 de abril de 1988 era lançado The Breathtaking Blue, terceiro álbum da banda alemã Alphaville. Você confere as faixas do Alphaville na programação da FWR.
The Breathtaking Blue foi uma continuação um tanto morna dos discos do Alphaville do início dos anos 1980, Forever Young e Afternoons in Utopia. Faltou a qualidade de destaque cintilante de canções como Big in Japan, Forever Young e Afternoons in Utopia.
A produção, de Klaus Schulze, experimenta uma instrumentação um tanto mais rica, adicionando cordas, saxofone, trompete, contrabaixo, violão elétrico e até violão aos sintetizadores de Bernhard Lloyd. Essa estratégia é recebida com sucesso misto. A produção exuberante só serve para turvar The Mysteries of Love, que poderia ter sido uma das melhores faixas do álbum se a composição fosse avaliada acima do arranjo um tanto ostentoso. Mas o baixo atraente e a ornamentação contida do sax tornam Heaven or Hell levemente jazzística, uma das faixas mais interessantes do álbum. E For a Million é tão genuína quanto a banda pode ser, graças à atraente melodia de tons menores e os surpreendentes solos de piano e violão.
Mas, considerando todas as coisas, Alphaville parece mais em seu elemento ao se limitar a arranjos de sintetizador simples, como na bela She Fades Away e a inteligente Middle of the Riddle. Os ricos vocais de barítono de Marian Gold, com seus excessos clássicos do Europop, mantêm unidas as vertentes divergentes do disco.