Stan Ridgway (Wall of Voodoo) - 5 de abril de 1954
Músicos / Artistas
Publicado em 05/04/2024

Stan Ridgway é o aniversariante do dia. Nascido no dia 5 de abril de 1954, Stanard Ridgway foi o vocalista original e integrante fundador da banda Wall of Voodoo. Você confere as faixas do Wall of Voodoo na programação da FWR.

Ridgway formou o Wall of Voodoo durante a explosão punk de 1977 como um coletivo de compositores para trilhas de filmes de baixo orçamento, mas o grupo acabou sendo levado para a cena new wave e post punk local.

Seguindo o EP autointitulado (com uma brilhante cover de Ring of Fire de Cash que trouxe ao grupo muita notoriedade) em 1980, a banda lançou dois álbuns, Dark Continent de 1981 e Call of the West de 1982. com o hit Mexican Radio.

No entanto, no auge da carreira, a banda se dividiu com a saída de Ridgway e Nanini.

Ridgway reapareceu imediatamente no outono de 1983 com Don't Box Me In, uma colaboração nervosa com Stewart Copeland do The Police para a trilha do filme Rumble Fish.

Em 1986 foi lançado o primeiro álbum solo de Ridgway, The Big Heat, com um hit surpresa, Camouflage. Ridgway esperou mais de três anos antes de lançar o sombrio álbum Mosquitos.

Na segunda metade dos anos 90, Ridgway colaborou com sua esposa, a musicista e compositora Pietra Wexstun. Ao longo dos anos seguintes, Ridgway e Wexstun continuaram sua parceria frutífera, compondo música para acompanhar uma exposição surrealista lançada em 2004 como Blood. Também naquele ano, Ridgway lançou o álbum Snakebite: Blacktop Ballads & Fugitive Songs. O introspectivo Neon Mirage em 2010 e Mr. Trouble em 2012.

Em 2017, ele e Wexstun colaboraram em Priestess of the Promised Land, um álbum conceitual inspirado na vida do infame evangelista pentecostal Aimee Semple McPherson.

 

Comentários