Happy Mondays - Squirrel and G-Man Twenty Four Hour Party People Plastic Face Carnt Smile (White Out) - 5 de abril de 1987
Álbuns / Singles
Publicado em 05/04/2024

Em abril de 1987 era lançado Squirrel and G-Man Twenty Four Hour Party People Plastic Face Carnt Smile (White Out), primeiro álbum dos britânicos Happy Mondays. Você confere as faixas do Happy Mondays na programação da FWR.

A estreia do Happy Mondays foi, em retrospecto, um falso começo, mas não tanto como tem sido afirmado. A produção de John Cale foi uma escolha estranha, certamente uma das bandas que menos estavam em conexão aberta com a abordagem musical da lenda galesa, mas os resultados capturam bem o suficiente a abordagem da banda.

O coringa é a presença do integrante original Paul Davis nos teclados, que adiciona alguns toques sutis que fazem a banda soar um pouco mais relaxada do que realmente era, como em Oasis (Bez não estava por perto neste momento).

Shaun Ryder certamente está bem em seu próprio caminho, porém, sua entrega carregada de atitude já encontrando o equilíbrio perfeito entre incompreensibilidade aleatória, imagens nítidas e absurdos inspirados.

A faixa de destaque do álbum é a faixa do título 24 Hour Party People, ironicamente incluída apenas após o fato de que a música Desmond teve que ser retirada por seu gritante "empréstimo" dos Beatles, é uma explosão, uma festa, e tem tudo a ver com diversão e caos ao mesmo tempo. Se o restante do álbum pode ser chamado principalmente de uma fusão de funk com toques de disco e da insanidade vocal de Ryder, ainda é uma grande fusão, não exatamente as alturas do futuro próximo, mas de forma alguma um fracasso. A combinação de músicas suaves e ásperas como a bem a descolada Tart Tart é compensada pela beleza silenciosa da banda em alguns pontos. Olive Oil soa um pouco como uma canção dos Smiths e tanto Cob 20 quanto Kuff Dam soam um pouco como The Cure.

 

Comentários