The Birthday Party - Prayers on Fire - 6 de abril de 1981
Álbuns / Singles
Publicado em 06/04/2024

No dia 6 de abril de 1981 era lançado Prayers on Fire, álbum de estreia do The Birthday Party. Você confere as faixas do The Birthday Party na programação da FWR.

Não deve ser surpresa que haja um álbum na obra de Nick Cave chamado Prayers on Fire; um fascínio pelo lado escuro e autodestrutivo da religião é mais do que evidente em seu trabalho posterior com os Bad Seeds. Embora possa não haver nenhuma das imagens bíblicas explícitas em Prayers on Fire que Cave mais tarde ejacularia, o título do álbum é adequado, e sua adequação é revelada quase imediatamente.

Acima do baque tribal de tons de solo, fragmentos de violão agudo, o pulsar de um órgão e até mesmo uma trombeta assustadoramente fora do lugar vêm os vocais possuídos e semelhantes a um canto, não um encantamento para qualquer deus. Ecoando Leonard Cohen, Cave parece que está realmente sendo atacado pela música, emitindo suspiros horríveis e grunhidos primitivos.

O álbum é um labirinto subterrâneo cheio de "areia, fuligem, poeira e sujeira", povoado por personagens bizarros como Nick the Stripper e King Ink, e repleto de imagens de assassinato, decadência, sangue e insetos de Kafka. Então, é claro, há o próprio Cave, o canibal letrado com um alcance vocal impressionante que acabou de sair de um filme de terror B, tentando desviar a intensidade da música como um Iggy Pop perdido em pílulas góticas. Mas tome cuidado para não ignorar seu sutil senso de humor.

Com Mick Harvey sendo o único futuro Bad Seed disponível (Anita Lane também contribuiu com um conjunto de letras), a música aqui prenuncia o trabalho posterior de Cave sem se assemelhar muito a ele (com exceção de seu primeiro álbum).

 

Comentários