Em abril de 1982 era lançado Cold War Night Life, álbum de estreia do Rational Youth. Você confere as faixas do Rational Youth na programação da FWR.
O Kraftwerk foi uma grande inspiração para Tracy Howe e Bill Vorn e abertamente abraçado em seu som inicial, embora ainda não seja mais do que um tempero rico para sua própria imaginação, revelado em Cold War Night Life.
O segundo show da banda foi de abertura para o Orchestral Maneuvers in the Dark e é fácil sugerir que eles também tiveram uma forte influência na audição do álbum, especialmente em momentos como City Of Night, uma faixa dançante que mexe com a imaginação.
Antes disso, logo na introdução Close To Nature dá o tom, a paisagem pop eletrônica, seu ar escuro e sombras sedutoras cobrindo o instinto cativante, o que só aumenta sua sedução rápida de ouvidos antes de Beware The Fly entrar com uma personalidade e contagiosidade. Outro dos vários destaques do disco, Dance On The Berlin Wall é uma música que só conquistou certo sucesso original em toda a Europa com seu relançamento como single quando o Muro de Berlim caiu em 1989, respira drama da guerra fria e intriga sinistra em seu teatro contagiante. O álbum ainda oferece Cité Phosphore, a versão francesa de City Of Night, um mix Danse de City Of Night e uma versão estendida de Saturdays in Silesia e City Of Night, além da radiância cristalina do single de estreia da banda, I Want To See The Light.
Cold War Night Life apenas se confirma como um dos melhores momentos do synthpop, pois encanta fãs e novatos no som do Rational Youth.