Massive Attack - Blue Lines - 10 de abril de 1991
Álbuns / Singles
Publicado em 10/04/2024

Em abril de 1991 era lançado Blue Lines, álbum de estreia do Massive Attack. Você confere as faixas do Massive Attack na programação da FWR.radio.

A primeira obra-prima do que só foi denominado trip-hop mais tarde, Blue Lines filtrou o hip-hop americano através das lentes da cultura club britânica, um senso noturno e estiloso que abrangia groove, dub e dance. O álbum equilibra dark club jams liderados por divas ao longo das linhas de Soul II Soul com alguns dos melhores raps britânicos (vocais e produção) ouvidos até aquele ponto, ocasionalmente na mesma faixa. A abertura Safe from Harm é o melhor exemplo, com a diva vocalista Shara Nelson trocando falas com o rap melancólico (mas eficaz) do próprio grupo.

Ainda mais do que hip-hop ou dance, o dub é a grande pedra de toque em Blue Lines. A maioria das produções não são tão terrenas quanto você esperaria, mas a influência é palpável na atmosfera das músicas, como o distante piano elétrico em One Love (com belos vocais do quase lendário Horace Andy). Uma faixa, Five Man Army, torna a inspiração do dub explícita, com uma linha de percussão barulhenta, reverberação moderada na guitarra e bateria e o falsete requintado de Andy voando sobre o refrão.

Blue Lines também não é só escuridão, Be Thankful for What You Got é muito parecido com a melodia soul suave conjurada por seu título, e Unfinished Sympathy, a primeira produção clássica do grupo, é uma fusão tremendamente comovente de hip-hop acelerado e jam de pista de dança com cordas lentas e melosas.

Exibindo seu alcance e suas produções tremendamente evocativas, Massive Attack gravou um dos melhores álbuns de todos os tempos.

 

Comentários