Stuart Adamson faria 66 anos hoje. Nascido no dia 11 de abril de 1958, William Stuart Adamson foi o cofundador, vocalista principal e guitarrista do Big Country. Você confere as faixas do Big Country na programação da FWR.
Adamson fundou a Skids em 1977 quando tinha 18 anos. O maior sucesso da banda foi o single Into the Valley em 1979, que alcançou a décima posição no UK Singles Chart. A banda teve quatro singles nas paradas do Reino Unido naquele ano.
A influência de um dos integrantes da banda, Richard Jobson, havia aumentado, o que levou a disputas entre os dois músicos. Jobson disse mais tarde: "Adamson era um cara que tinha uma hipoteca, uma esposa e uma família quando todos nós estávamos tentando viver um estilo de vida punk mítico. Ele parecia equilibrado, com os pés no chão".
Adamson alcançou maior destaque com o Big Country. O primeiro sucesso, Fields of Fire de 1983, alcançou o Top 10 do Reino Unido e foi rapidamente seguido pelo álbum The Crossing. O álbum foi um grande sucesso na América do Norte (Canadá #4, Estados Unidos #18) movido pelo single In a Big Country, que foi apresentado no Saturday Night Live e no Grammy Awards. Seu segundo álbum Steeltown apareceu em 1984. O terceiro álbum da banda foi The Seer. A banda continuou a gravar álbuns e a fazer turnês até 1999.
Depois de 20 dias dado como desaparecido, em 16 de dezembro de 2001, Stuart Adamson foi encontrado morto em um quarto de um Hotel em Honolulu, no Havaí. De acordo com um relatório da polícia local, ele cometeu suicídio. Ele já havia experimentado problemas relacionados ao alcoolismo e voltou a beber depois de estar sóbrio por mais de uma década.
Stuart Adamson foi a inspiração por trás da música 3 Ways To See Despair, do Manic Street Preachers.