Em abril de 1983 era lançado True, single do álbum de mesmo nome do Spandau Ballet. Voce confere as faixas do Spandau Ballet na programação da FWR.
A música foi escrita por Gary Kemp. A canção foi um sucesso mundial, chegando ao número 1 no UK Singles Chart em 30 de abril de 1983 por quatro semanas, tornando-se o sexto single de maior sucesso do ano e alcançando o top 10 nas paradas semanais de muitos outros países. É o maior hit do Spandau Ballet e seu único hit no top ten nos EUA, alcançando a quarta posição na Billboard Hot 100 no outono de 1983.
É uma canção de seis minutos (em sua versão original do álbum) que em parte homenageia o artista da Motown, Marvin Gaye, que é mencionado na letra, e o som que ele ajudou a estabelecer. De acordo com Kemp, "acho que queria escrever uma música que fosse um pouco como Marvin Gaye, música de Al Green, uma música soul de olhos azuis. Foi em um momento em que eu me concentrei primeiro na melodia".
A música era em parte sobre o relacionamento platônico de Kemp (e amor não correspondido) com a vocalista do Altered Images, Clare Grogan. Algumas frases na letra foram adaptadas do romance Lolita de Vladimir Nabokov, uma cópia que Grogan dera a Kemp.