Lisa Gerrard é a aniversariante do dia. Nascida em 12 de abril de 1961 Lisa Germaine Gerrard ganhou destaque como integrante do Dead Can Dance. Você confere as faixas do Dead Can Dance e Lisa Gerrard na programação da FWR.
Tal como acontece com o trabalho do Dead Can Dance, a música de Gerrard é virtualmente inclassificável, incorporando melodias folk, neoclássicas, instrumentos tradicionais, eletrônicos e arranjos orquestrais. Entre outros instrumentos, ela é particularmente hábil em tocar o yangqin, um saltério chinês martelado.
Depois de lançar vários álbuns como parte do Dead Can Dance ao longo dos anos 80 e início dos anos 90, ela fez sua estreia solo em 1995 com o álbum completo The Mirror Pool. No início dos anos 2000, ela se estabeleceu como uma notável compositora de filmes; sua trilha para o filme Gladiador de 2000, em colaboração com Hans Zimmer, ganhou um Globo de Ouro. Desde então, Gerrard trabalhou em outras trilhas sonoras notáveis para cinema e televisão, além de lançar álbuns solo e colaborações com Pieter Bourke, Patrick Cassidy, Klaus Schulze, entre muitos outros.
As primeiras influências musicais de Gerrard vieram de seu pai, quando ela cresceu ouvindo canções de Sean-nós (canto irlandês tradicional), e também as "formas abstratas" com as quais Antonin Artaud trabalhava.
Gerrard comentou em uma entrevista de 2012: "Eu era muito jovem na época, mas me deu força para saber que havia algo realmente valioso no que eu estava fazendo. Porque eu tinha uma alma artística, isso não era algo que eu pudesse parar ou controlar. Você nasceu com isso. Está em seu sangue. Então, essas influências vão chegando ao trabalho. Não é o canto tradicional de Sea -nós, mas é minha resposta ao canto de Sea-nós em minhas línguas abstratas".