No dia 15 de abril de 1977 era lançado Rattus Norvegicus, álbum de estúdio de estreia do The Stranglers. Você confere as faixas do The Stranglers na programação da FWR.
Como os Vibrators, os Stranglers eram uma banda mais antiga que conseguiu ganhar visibilidade e sucesso por meio da associação com o movimento punk da Grã-Bretanha. Musicalmente, o grupo era muito mais refinado do que alguns de seus irmãos mais brutos.
O trabalho inicial dos Stranglers é mais apropriadamente descrito como um som despojado tocado com uma sensibilidade hardcore; canções razoavelmente longas com frequentes quebras de solo, uso proeminente do teclado e emprego ocasional de harmonia vocal os diferenciam de seus colegas. Mas o canto principal rosnado que apresenta letras machistas/críticas/desagradáveis predomina aqui, mostrando claramente a afinidade punk do grupo.
A maioria das músicas deste álbum se encaixa na descrição de hardcore pop, mas existem alguns desvios desse modelo. Princess of the Streets é uma seleção de ritmo lento com ecos de blues. A ambiciosa Down in the Sewer cruza o conceito de faixas episódicas como A Quick One do Who com instrumentais do início dos anos 60. E a enérgica London Lady é quase uma verdadeira canção punk, ou pelo menos o mais próximo que a banda consegue de uma.
Embora não seja igual ao seu melhor álbum, No More Heroes, este lançamento é sólido e vale a pena, uma audição gratificante.