Pete Shelley faria 69 anos hoje. Nascido no dia 17 de abril de 1955, Peter Campbell McNeish foi o fundador da banda Buzzcocks. Você confere as faixas do Buzzcocks e Pete Shelley na programação da FWR.
Shelley formou o Buzzcocks com Howard Devoto, o baixista Steve Diggle e o baterista John Maher; e fizeram sua primeira aparição em 1976 em Manchester, abrindo para os Sex Pistols. Quando Devoto deixou a banda em 1977, Shelley assumiu como vocalista e compositor principal.
Shelley desenvolveu uma imagem pessoal diferente de muitos de seus contemporâneos punks rebeldes dos anos 1970, dizendo: "Não serei desagradável. Somos apenas quatro rapazes legais, o tipo de pessoa que você poderia levar para casa dos seus pais".
O álbum solo de estreia de Shelley, Sky Yen, foi gravado em 1974, mas permaneceu inédito até ser lançado em vinil de 12" pela própria gravadora de Shelley, Groovy Records, em 1980.
Em 1981, Shelley lançou seu primeiro single solo, Homosapien. Ele voltou aos seus interesses originais em música eletrônica. A elaborada bateria eletrônica e programação de sintetizador de Martin Rushent estabeleceram as bases para sua próxima produção, o álbum Dare do The Human League.
Homosapien foi banida pela BBC por "referência explícita ao homossexualidade". Shelley falou abertamente sobre sua bissexualidade nessa época. O single foi seguido por um LP com o mesmo título.
Buzzcocks se reuniu em 1989 e lançou, Trade Test Transmissions em 1993 e em 2014. o álbum The Way.
Shelley mudou-se para Tallinn, Estônia, em 2012 com sua segunda esposa, Greta. Ele morreu de suspeita de ataque cardíaco na manhã de 6 de dezembro de 2018.
Tributos a Shelley vieram de diversos profissionais, incluindo Pearl Jam, Pixies, Peter Hook, Duran Duran, Gary Kemp e outros.