Singela homenagem a Florian Schneider. Nascido no dia 7 de abril de 1947, Florian Schneider-Esleben foi um músico alemão conhecido como um dos integrantes fundadores e líderes da banda Kraftwerk. Você confere as faixas do Kraftwerk na programação da FWR.
Ralf Hütter e Schneider se conheceram enquanto estudavam música clássica em Düsseldorf no final dos anos 1960, e seus primeiros trabalhos com uma banda que levava o nome de Organisation.
Mais tarde, adotando o nome de Kraftwerk, Hütter, Schneider e uma série de colaboradores forjaram um som e uma imagem austera mas altamente influente. O movimento, chamado de “Krautrock” por jornalistas britânicos, também incluiu bandas inovadoras como Can, Faust e Neu!.
A base para a música do Kraftwerk eram os sons da vida cotidiana, um conceito totalmente realizado pela primeira vez na faixa-título do álbum Autobahn (1974). Os álbuns subsequentes exploraram assuntos como rádios, trens, telefones com uma combinação de admiração e objetividade fria.
Embora a banda gravasse raramente nas décadas de 1980 e 90 e praticamente parasse de fazer turnês, sua música foi uma grande influência no hip-hop, no techno, no álbum Trans de Neil Young, as colaborações entre David Bowie e Brian Eno, o synthpop de Depeche Mode, Soft Cell, The Human League e inúmeros outros.
O grupo retomou uma agenda de turnês limitada no início de 2000 e lançou Tour de France Soundtracks (2003), seu primeiro álbum de material inédito em cerca de 17 anos.
A saída de Schneider do Kraftwerk foi anunciada no início de 2009, mas a banda continuou em turnê.
Schneider morreu de câncer em 21 de abril de 2020, após sofrer da doença por um curto período de tempo. Sua morte foi anunciada na mídia em 6 de maio de 2020.