No dia 21 de abril de 2003 era lançado American Life, nono álbum da Madonna. Você confere as faixas de Madonna na programação da FWR.
American Life é uma das melhores viagens líricas e musicais da Madonna. Dessa perspectiva, é um disco perspicaz que certamente supera a maioria de seus trabalhos posteriores.
Uma visão musical consistente, alcançada como resultado de trabalhar com apenas um produtor (Mirwais Ahmadzaï), complementa perfeitamente as letras robustas, incluindo as mensagens subversivas de Madonna. Madonna e Mirwais também coescreveram 8 das 11 faixas de American Life, o que da mesma forma ajuda o álbum a alcançar aquele sentimento coeso.
Musicalmente, American Life pega a vibe eletrônica e acústica de álbuns anteriores e as combina para criar um novo som de uma forma que só a rainha poderia, onde você sente que sua real intenção teria sido fazer um álbum apenas de voz e guitarra.
O disco não é só sobre os EUA, especificamente. É sobre o modo de vida da civilização ocidental greco-romana e judaico-cristã como a conhecemos, bem como sua forma cultural e econômica: o capitalismo. Este é o tema geral do álbum: com referências constantes à cultura americana, American Life refere-se ao American Dream como o carro-chefe da civilização ocidental e do materialismo. Ao fazer isso, ela rejeita tudo o que levou à sua reputação como “Material Girl" durante os anos 1980.
Parece que, depois de Ray Of Light e Music, Madonna estava pronta para aplicar e contar ao mundo o que ela aprendeu através todos esses anos passados: materialismo, capitalismo, egoísmo não são bons para nós. Mas American Life não é apenas sobre política. É um álbum profundamente pessoal, confessional e verdadeiro.