No dia 22 de abril de 1984 era lançado The Unforgettable Fire, segundo e último single do álbum de mesmo nome do U2. Você confere essa e outras faixas do U2 na programação da FWR.
A música foi inspirada em uma exposição de pinturas de sobreviventes dos bombardeios em Nagasaki e Hiroshima, realizada no Museu da Paz em Chicago, IL.
The Unforgettable Fire foi o primeiro single do U2 a alcançar a posição #1 nas paradas irlandesas.
A capa do single apresenta quatro retratos em tons de sépia, um para cada integrante da banda, dispostos em uma grade 2 × 2. (O U2 revisitaria esse design para a capa do álbum Pop em 1997).
Um videoclipe foi filmado para The Unforgettable Fire, com o U2 retornando ao diretor Meiert Avis depois de não estar nada feliz com os resultados dos vários vídeos filmados para Pride (In the Name of Love). A banda viajou para a Suécia em janeiro de 1985, sabendo que teriam neve garantida. O clipe, produzido por James Morris e Michael Hamlyn, usa técnicas fotográficas para filmar rastros de luz de objetos em movimento, incluindo tráfego e passeios em parques de diversões. Esta filmagem é intercalada com imagens da banda caminhando na neve, Larry e Adam caminhando em um prédio industrial em frente a uma parede de luzes azuis, e Bono e Larry se apresentando em uma sala escura.
A música, como muitas faixas de The Unforgettable Fire, é uma composição atmosférica, com uso ambiente de guitarra e um arranjo de cordas do músico de jazz irlandês Noel Kelehan.