No dia 23 de abril de 1990 era lançado November Spawned a Monster, single do Morrissey. Você confere essa e outras faixas de Morrissey na programação da FWR.
O single alcançou o número 12 na parada britânica. A faixa é uma das favoritas de Morrissey e já foi tocada ao vivo várias vezes pelo cantor. November Spawned a Monster, junto com seu lado B, He Knows I'd Love to See Him, aparece na coletânea Bona Drag.
Mantendo o guitarrista Kevin Armstrong e o baterista Andrew Paresi do Ouija Board e se reunindo pela última vez com o baixista Andy Rourke do Smiths, Morrissey mais uma vez trabalha com a equipe Langer/Winstanley na produção e desta vez teve muito sucesso. O próprio Langer coescreveu a faixa-título, uma das mais poderosas da carreira solo de Morrissey, com um implacável e desequilibrado som de rock apoiando uma letra empática sobre uma jovem que sofre de deformidade física.
Uma nota curiosa vem da participação da vocalista cult Mary Margaret O'Hara, que acaba contribuindo apenas com uma série de uivos e gorgolejos no intervalo instrumental do meio da canção.