Bernard Butler (Suede) - 1 de maio de 1970
Músicos / Artistas
Publicado em 01/05/2024

Bernard Butler é o aniversariante do dia. Nascido no dia 1 de maio de 1970, Bernard Joseph Butler é um músico, compositor e produtor musical inglês. Você confere as faixas do Suede na programação da FWR.

Aclamado por alguns críticos como o maior guitarrista de sua geração, Butler evitou as ramificações dessa afirmação, abandonando os pioneiros do britpop Suede no auge de sua carreira em 1994 para seguir seu próprio caminho. E, assim como seu ídolo Johnny Marr, a carreira solo de Butler foi tudo, menos previsível.

Depois da saída tensa do Suede, ele se juntou ao cantor cult de soul David McAlmont. Não estava claro se a equipe era permanente ou temporária, mas naquele verão eles lançaram dois singles. Durante grande parte daquele ano ele trabalhou como sideman, tocando em álbuns do Aimee Mann e James Tim Booth.

No início de 1997, ele foi convidado por Richard Ashcroft para tocar com o Verve reunido. Não houve ressentimentos entre Butler e o Verve, mas toda a experiência o convenceu de que era hora de começar uma carreira solo a sério. Ele assinou com a Creation e começou a trabalhar em seu primeiro álbum, People Move On, um álbum com toque folk lançado com críticas positivas na primavera de 1998. Friends and Lovers veio dois anos depois.

Em 2013, o novo grupo Trans lançou o EP Red, o primeiro de uma série para a Rough Trade.

Em 2014, Butler organizou duas apresentações especiais McAlmont & Butler para arrecadar fundos para o trabalho do The Bobath Centre com crianças com paralisia cerebral.

Em 2019, Pet Shop Boys lançou o single Burning The Heather de seu álbum Hotspot, com violão tocado por Bernard Butler.

O cultuado artista folk Sam Lee colaborou com Butler em 2019, resultando em seu álbum Old Wow amplamente aclamado.

 

Comentários