No dia 3 de maio de 1982 era lançado After The Snow, segundo álbum do Modern English. Você confere as faixas do Modern English na programação da FWR.
I Melt with You será para sempre o único momento específico na história do pop do Modern English, mas o álbum de onde veio, After the Snow, também não é nada desprezível.
Como seus contemporâneos B-Movie e The Sound, Modern English usou raízes punk e post punk como uma chance de apresentar uma visão linda e impactante de romance e emoção, enquanto as contribuições de Stephen Walker no teclado ajudaram a fazer o álbum no seu tempo. Dito isso, a arma secreta do disco é a seção rítmica de Michael Conroy e Richard Brown, capaz de mudar do ruído tribal polido mas implacável da excelente Life in the Gladhouse para o soco cada vez mais intenso da faixa-título, a obra-prima do álbum. Nada disso é para denegrir as contribuições do cantor Robbie Gray e do guitarrista Gary McDowell. O canto aparentemente bem-educado do primeiro mostra uma fluidez notável em alguns pontos, After the Snow novamente é um bom ponto de referência, assim como a épica Dawn Chorus, enquanto McDowell trabalha em torno dos vários arranjos da banda. Algumas canções, como Face of Wood, até encontram Modern English, muitas vezes obstinado em comparações com Joy Division no início, prevendo para onde o New Order iria antes que a própria banda chegasse lá. Ainda assim, I Melt with You é o principal motivo pelo qual a maioria vai querer investigar mais. Um momento pop perfeito que não teve que se esforçar para isso, seu equilíbrio entre sentimento vertiginoso e paixão sincera combinado com uma onda de overdubs de guitarra acústica e elétrica simplesmente não pode ser batida.