Fields of the Nephilim - Dawnrazor - 4 de maio de 1987
Álbuns / Singles
Publicado em 04/05/2024

No dia 4 de maio de 1987 era lançado Dawnrazor, primeiro álbum do Fields of the Nephilim. Você confere as faixas do The Fields of the Nephilim na programação da FWR.

Os Nephilim em seu primeiro álbum completo se estabeleceram como candidatos sérios no universo gótico. Certamente não fez mal ter assinado com a Beggars Banquet, lar de bandas como Bauhaus e The Cult, embora a fonte mais óbvia do som do Nephilim neste momento fosse o The Sisters of Mercy, com várias tentativas de negá-lo à parte. Como a equipe de Eldritch, os cinco Nephilim não estavam mirando apenas para o público vestido de preto, mas para ser um grande grupo em geral; embora esse objetivo não tenha sido alcançado em Dawnrazor, a banda chegou muito perto.

Com uma produção simpática e evocativa de Bill Buchanan, o álbum apresenta fortemente outro elemento principal do som do Nephilim: Ennio Morricone. A fusão na época totalmente ultrajante de guitarras com spaghetti western esfumaçado e com o som sinistro da música em geral, sem mencionar as invocações rosnadas de McCoy de cerimônias pagãs e energia mística, provocou muita curiosidade aos observadores externos. Os Nephilim mantiveram suas armas, entretanto, e sabiamente nunca abrindo um sorriso neste álbum, eles evitaram o caminho irônico barato. As canções aqui que se tornariam clássicas no repertório da banda incluíam a ardente Preacher Man, que soa como o que aconteceria se Sergio Leone filmasse uma história de Stephen King; o galope rápido e sombrio de Power; e a construção lenta e poderosa da faixa-título, com McCoy praticamente invocando os demônios em sua cabeça.

 

Comentários