Ian Astbury (The Cult) - 14 de maio de 1962
Músicos / Artistas
Publicado em 14/05/2024

Ian Astbury é o aniversariante do dia. Nascido em 14 de maio de 1962 na Inglaterra, é fundador e vocalista da banda The Cult. Você confere as faixas do The Cult na programação da FWR.

Filho de um oficial da marinha mercante de carreira, teve uma infância aristotélica, estabelecendo-se finalmente em Yorkshire em 1981. Ali Astbury formou o grupo gothic rock Southern Death Cult, que, após uma série de mudanças e truncamentos de nomes, surgiu simplesmente como The Cult em 1984.

Com o guitarrista Billy Duffy, a abordagem de hard rock psicodélico da banda encontrou preferência em casa e no exterior, graças ao seu excelente disco do segundo ano, Love. Em 1987, Electric apresentou um som ainda mais hard e, com a força do hit Love Removal Machine, entrou no Top 40 dos Estados Unidos. O Sonic Temple de 1989 foi o auge comercial do Cult, gerando a estrondosa Fire Woman. Mas discos subsequentes como o de 1991, Ceremony, não foram tão bem, e o grupo se desfez em 1995.

Astbury logo ressurgiu no Holy Barbarians, lançando o Cream em 1996. Os Holy Barbarians tiveram vida curta, entretanto, em 1999, ele se reuniu com Duffy para uma turnê sob a bandeira do The Cult. Nesse mesmo ano, ele lançou sua estreia solo, Spirit\Light\Speed.

Astbury participou das faixas Burn My Shadow, When Things Explode e Forever do UNKLE. Ele também canta Flame On no álbum solo de Tony Iommi (guitarrista do Black Sabbath).

Em 2010, forneceu os vocais para a música Ghost, no álbum solo homônimo do guitarrista Slash. A faixa também contou com a participação do ex-guitarrista do Guns N 'Roses, Izzy Stradlin, na guitarra base. Também é creditado por tocar bateria em uma faixa chamada Gasp do Japanese Cartoon.

 

Comentários