No dia 14 de maio de 1980 era lançado Travelogue, segundo álbum do The Human League. Voce confere as faixas do The Human League na programação da FWR.radio.
O segundo álbum do Human League foi o primeiro a ser lançado nos Estados Unidos (não que os americanos tenham notado na época, dada a distribuição limitada; o álbum posteriormente foi escolhido para reedição pela Virgin/Atlantic em 1988). também foi o último a apresentar a formação quase original de Martyn Ware, Ian Marsh, Philip Oakey e Adrian Wright.
As texturas de sintetizador da banda e o vocal bem-educado de Oakey já estavam começando a se inclinar em uma direção pop, mas grande parte deste álbum manteve o tom austero de grupos synths anteriores, como Kraftwerk e Tangerine Dream.
As direções musicais conflitantes levaram a uma separação da banda após este álbum, com Ware e Marsh formando Heaven 17 e Oakey e Wright reorganizando uma nova versão do Human League. Ironicamente, ambos os empreendimentos eram mais orientados para o pop do que antes.
"Faixas como 'The Black Hit of Space' estavam muito à frente de seu tempo", observou Martyn Ware. "Bombeando os sintetizadores através de distorção massiva e sobrecarregando a mesa. Quão presciente é isso? O ethos do que estávamos fazendo era meio que à prova de futuro. Estávamos imaginando pessoas tocando essa música em dez ou vinte anos".