Ian Curtis (Joy Division) - † 18 de maio de 1980
Músicos / Artistas
Publicado em 18/05/2024

Singela homenagem a Ian Curtis. Nascido no dia 15 de julho de 1956, Ian Kevin Curtis foi o vocalista e letrista da banda Joy Division. Você confere as faixas do Joy Division na programação da FWR.

Ian Curtis acabou com sua vida antes que pudesse sentir o alcance de sua influência. Como cantor/compositor do Joy Division, Curtis mergulhou em seu próprio desespero profundo até que não viu nenhum propósito em viver.

Começando com Warsaw em 1977, Curtis perscrutou as entranhas sombrias da existência humana; berrando suas letras com a fúria punk de Iggy Pop, Curtis direcionou a raiva explosiva dos Sex Pistols para dentro. Warsaw rapidamente se tornou Joy Division, e a voz profunda e melancólica de Curtis e suas composições pessoais sombrias alcançaram grande aclamação da crítica com o lançamento do primeiro LP do Joy Division, Unknown Pleasures, em 1979.

No palco, a intensidade desenfreada de Curtis e movimentos estranhos e violentos do corpo, um reflexo de suas crises epilépticas, mantinham as audiências cativadas.

Em 1980, o Joy Division gravou Closer, uma obra-prima. Em Closer, Curtis escreveu letras de tristeza implacável e desespero. "This is a crisis I knew had to come/Destroying the balance I'd kept," Curtis cantou em "Passover", insinuando seu eventual suicídio.

Em 18 de maio de 1980, Curtis se enforcou em sua casa.

Em meados dos anos 90, a viúva de Curtis, Deborah Curtis, escreveu "Touching From a Distance", um relato biográfico de seu casamento.

De bandas tão diversas como The Cure e Nirvana, Curtis inspirou incontáveis músicos a explorar e expressar bravamente sua dor interior.

Comentários