Bruce Gilbert é um dos aniversariantes do dia. Nascido no dia 18 de maio de 1946, Bruce Clifford Gilbert é um dos integrantes fundadores do Wire. Você confere as faixas do Wire na programação da FWR.
Com seu trabalho pioneiro no art punk, sendo o integrante com maior inclinação experimental do Wire, Bruce Gilbert, é tido como uma figura importante no mundo vanguardista. O trabalho de Gilbert fora do Wire, no entanto, é igualmente intrigante.
Ao longo de seus três primeiros álbuns brilhantes, Wire expandiu as fronteiras sonoras não apenas do punk, mas do rock em geral.
Em parceria com Lewis na dupla Dome, Gilbert lançou vários álbuns cada vez mais experimentais entre 1981 e a reforma de Wire em 1986.
Durante a segunda encarnação do Wire (1986-1991), Gilbert buscou ativamente uma carreira solo; conforme esta edição de Wire se movia cada vez mais em uma direção pop distorcida, os discos solo de Gilbert abandonaram completamente qualquer pretensão de música pop. Gilbert também ajudou Lewis em seu próprio projeto solo pós-Dome, He Said.
Em 1991, Gilbert seguiu sua musa quase inteiramente eletrônica para as pistas como DJ Beekeeper. Ao mesmo tempo, Gilbert também lançou Ab Ovo, de 1996.
Em 2002, o Wire lançou Read & Burn 01, mas Gilbert também se manteve ocupado com outros projetos, como sua trilha sonora para o filme London Orbital.
Ele permaneceu com o Wire até 2004, partindo após o lançamento de Send daquele ano. No mesmo ano, ele também lançou Ordier.
Depois de passar alguns anos contribuindo para projetos multimídia como Soundtrack for an Exhibition para o Musée d'art contemporain de Lyon, Gilbert voltou com o álbum Oblivio Agitatum em 2009.
Os lançamentos mais recentes de Gilbert são, Diluvial, de 2013 e o elogiadíssimo solo Ex Nihilo.de 2018.