No dia 20 de maio de 1983 chegava às lojas Every Breath You Take, single do álbum Synchronicity do The Police. Você confere essa e outras faixas do The Police na programação da FWR.
Escrito por Sting, o single foi o maior sucesso nos Estados Unidos e Canadá de 1983 e também liderou o UK Singles Chart por quatro semanas, enquanto alcançava o Top 10 em vários outros países.
No 26º Grammy Awards, a canção foi indicada para três prêmios Grammy, incluindo Canção do Ano, Melhor Performance Pop por Duo ou Grupo com Vocais e Gravação do Ano, vencendo nas duas primeiras categorias. Pela música, Sting recebeu o prêmio Ivor Novello de 1983.
Sting escreveu a música em 1982 após sua separação de Frances Tomelty e o início de seu relacionamento com Trudie Styler. A separação deles foi controversa. Como o The Independent relatou em 2006, "O problema era que ele já era casado, com Frances Tomelty, que por acaso era a melhor amiga de Trudie. Sting e Frances moraram ao lado de Trudie em Londres, por vários anos antes de dois deles tornarem-se amantes. O caso foi amplamente condenado". Para escapar do olhar do público, Sting retirou-se para o Caribe onde começou a escrever a canção. A letra refere-se as palavras de um amante possessivo que está observando "cada respiração que você dá; cada movimento que você faz". Sting lembrou: "Acordei no meio da noite com aquela frase na cabeça, sentei ao piano e escrevi em meia hora. A melodia em si é genérica, um agregado de centenas de outras, mas as palavras são interessantes. Parece uma canção de amor reconfortante. Não percebi na época como isso é sinistro. Acho que estava pensando no Big Brother, vigilância e controle".