Kevin Shields (My Bloody Valentine) - 21 de maio de 1963
Músicos / Artistas
Publicado em 21/05/2024

Kevin Shields é o aniversariante do dia. Nascido no dia 21 de maio de 1963, Kevin Patrick Shields é mais conhecido como vocalista e guitarrista da banda My Bloody Valentine. Você confere as faixas do My Bloody Valentine na programação da FWR.

O My Bloody Valentine, uma das bandas precursoras do shoegaze, se tornaria extremamente influente na evolução do alternative rock com seus dois álbuns de estúdio, Isn't Anything (1988) e Loveless (1991). O som texturizado da guitarra de Shields e sua experimentação com os sistemas tremolo de suas guitarras resultaram na criação da técnica de "glide guitar", que se tornou um aspecto reconhecível do som do My Bloody Valentine, junto com suas meticulosas técnicas de produção.

Após a dissolução da banda no final dos anos 1990, Shields se tornou um músico convidado frequente, produtor, engenheiro de várias bandas e artistas, incluindo Experimental Audio Research, Yo La Tengo, Dinosaur Jr e Mogwai.

Em 1998 ele se tornou um integrante da turnê do Primal Scream.

Shields contribuiu com várias composições para a trilha sonora do filme de Sofia Coppola, Lost in Translation, que lhe rendeu indicações para os prêmios da Academia Britânica de Cinema e Televisão (BAFTA) e da Academia Irlandesa de Cinema e Televisão (IFTA).

Em 2008, Shields lançou um álbum ao vivo junto com Patti Smith intitulado The Coral Sea.

O My Bloody Valentine se reuniu em 2007 e lançou seu terceiro álbum de estúdio, mbv, em fevereiro de 2013. O álbum foi composto inteiramente por Shields e estava em produção desde o final dos anos 1990.

Em abril de 2018, Shields lançou The Weight Of History/Only Once Away My Son, um dupla A-side colaborativo com Brian Eno.

Em junho de 2023, ele lançou o Fender Shields Blender, que desenvolveu em parceria com a Fender.

 

Comentários